Opiniões

FILIAÇÃO NACIONAL EM DEBATE: Informação correta sobre repasses ao Andes

Paulo M.B. Rizzo

18.abril | 2019

Uma das informações relevantes para a deliberação que fomos chamados a tomar nos próximos dias sobre eventual vinculação da Apufsc ao Andes ou ao Proifes diz respeito ao repasse de recursos financeiros para estas entidades. O Boletim da Apufsc nº 823, Especial sobre vinculação nacional, de março de 2019, traz, na página 7, um quadro comparativo com informações sobre as duas entidades nacionais. Sua última linha é “Contribuição financeira em caso de participação da Apufsc” e afirma que, no caso do Andes, esta contribuição seria de “até 40% da arrecadação da seção sindical”.

Esta informação está equivocada e o correto é 20%, conforme o Art. 75 do Estatuto do Andes e, ainda, conforme o que a Apufsc repassava à tesouraria do Andes quando era seção sindical do sindicato nacional. Isto é, a informação correta é de domínio histórico na Apufsc.

 No dia 04 de abril enviei mensagem para a imprensa da Apufsc apontando o problema e obtive, como resposta, em mensagem do Diretor de Divulgação e Imprensa, Professor Eduardo Meditsch, no dia 06 de abril, que a tabela fora elaborada pelo Grupo de Trabalho nomeado pelo Conselho de Representantes para organizar e coordenar a discussão sobre vinculação nacional, composta pelos professores Luiz Gonzaga de Souza Fonseca,  Douglas Francisco Kovaleski e Wilson Erbs.

 Em 11 de abril enviei mensagem para a Secretaria da Apufsc mostrando a incorreção e pedindo que a repassasse para a mencionada comissão, o que foi feito pela Secretaria, mas apenas o Professor Douglas respondeu, sugerindo que a comissão se reunisse para tratar da questão. No dia 17 de abril ocorre novo chamamento à comissão para se reunir, mas não sei o que se seguiu e o fato é que, até o momento, não houve o devido esclarecimento por parte da comissão, o que me levou a publicar, na seção de opinião do site da Apufsc, este esclarecimento, espaço de alcance muito menor que o do Boletim impresso, onde permanece a informação incorreta, sem a esperada correção por parte da comissão.

Paulo M. B. Rizzo

Aposentado ARQ/CTC

O princípio que rege a publicação de artigos nesta seção Opiniões é o da plena liberdade de expressão dos professores, de forma a garantir um canal que expresse a pluralidade ideológica dos filiados à Apufsc-Sindical. Fica claro que as opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e que a entidade e sua diretoria não se responsabilizam pelo conteúdo. Eventuais consequências decorrentes da violação da lei ou da imagem de pessoas citadas nos textos, bem como casos de calúnia, difamação ou injúria, serão assumidas exclusivamente pelos autores que os subscreveram.

Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb