Notícias

Apufsc apoia audiência pública para discutir educação básica nas universidades

APUFSC

Ocorre em Brasília no dia 24 de setembro, às 14h, uma audiência pública que discutirá o papel das instituições de educação básica nas universidades federais. O debate foi requisitado pela deputada Fátima Bezerra e proposto em conjunto do Conselho dos Diretores das Escolas de Aplicação (CONDICAP) e da Associação Nacional das Unidades de Educação Infantil (ANUUFEI) em função principalmente da medida do Ministério da Educação (MEC), divulgada através de ofício no dia 30 de julho, que defende a gerência das prefeituras sobre a oferta da educação infantil nas universidades federais. Com essa medida, o funcionamento do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC, por exemplo, pode ser afetado.

A Apufsc-Sindical participa e apoia a audiência que é uma das ações de um movimento em defesa da manutenção das unidades de educação básica existentes em universidades federais. “É um movimento de grito, que diz: existimos há muito tempo. São longas histórias de um trabalho de qualidade”, explica a diretora do NDI, Marilene Dandolini Raupp. Na UFSC, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil existe desde 1980, atende 242 crianças e possui 51 acadêmicos bolsistas e 21 professores. É um espaço onde teoria e prática se unem, obedecendo ao princípio da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão: atua diretamente na educação infantil, participa da formação de professores e desenvolve pesquisas em âmbito nacional e internacional.

“Nosso caráter acadêmico é nossa razão de existir na universidade”, afirma Marilene. De todas as unidades de educação básica existentes em instituições federais no país, apenas o NDI e o Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte possuem esse vínculo acadêmico de união de Ensino, Pesquisa e Extensão. As demais não têm carreira de professores EBTT e carecem de estrutura para isso. Na audiência pública do dia 24, as demandas dessas unidades também serão apresentadas.

Uma comissão da UFSC participará do debate, contando com dez membros do NDI – incluindo a professora Rose Elaine Waltrick, 1ª secretária da Apufsc e coordenadora pedagógica e de extensão do NDI, e com mais professores, como Manoel Pereira Rego Teixeira do Santos – diretor de ensino do Colégio de Aplicação.

Mais informações sobre o ofício de municipalização expedido pelo MEC e sobre o NDI podem ser acessadas nesta matéria.

Manchete

O debate foi requisitado pela deputada Fátima Bezerra e proposto em conjunto do CONDICAP e da ANUUFEI em função principalmente da medida do MEC que defende a gerência das prefeituras sobre a oferta da educação infantil nas universidades federais


Postado

20.setembro | 2013


Tags

NDI, municipalização educação básica, universidades federais


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb