Notícias

II Conae/SC encerra com aprovação das propostas e eleição dos representantes para etapa nacional

APUFSC

Finalizando as discussões e os trabalhos da II Conferência Estadual de Educação de Santa Catarina (Conae/SC), os diferentes segmentos da sociedade se reuniram na Plenária Final, realizada do dia 9 de setembro, para as homologações das propostas e escolhas dos 87 delegados que irão representar o Estado na Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília. A Apufsc foi representada no evento pelo professor Milton Muniz.

As propostas dos sete eixos discutidas no domingo, 8, e aprovadas com mais de 50% da votação foram homologadas. As demais propostas, que não alcançaram o número mínimo dos votos, foram levadas à Plenária Final para a aprovação ou rejeição. Após as deliberações foram definidas efetivamente as propostas que irão compor o Documento Final que representará os desejos de SC na Conae 2014.

Durante os três dias de eventos profissionais da educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais e estaduais estiveram reunidos para debater as deliberações de todos os encontros realizados no Estado, nas conferências municipais e intermunicipais. A abertura do evento foi marcada pela palestra da professora e doutora da Universidade de São Paulo (USP), Lizete Regina Gomes, abordando o Plano Nacional de Educação (PNE).

“O PNE não é um documento simplesmente, e sim é este processo de reunião que está sendo realizado por meio das Conferências, nas quais os vários segmentos da sociedade se reúnem para discutir qual a política educacional que deveria ser realizada no Brasil. Podemos dizer que é um processo de formação ao chamar a todos para estas discussões, até que um dia a população brasileira realmente consiga colocar como prioridade nacional a educação brasileira”, destaca Lizete.

No segundo dia do evento, delegados e observadores acompanharam os 30 conferencistas que ministraram palestras sobre os sete eixos, que serviram de embasamento para que os 469 delegados confrontassem o conteúdo norteador do Documento Referência, criado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), com tudo que foi discutido, alinhando com as propostas que serão representadas por Santa Catarina.

“O documento gerado por meio das discussões desta conferência representa a voz de diferentes camadas da população catarinense, na construção de novas políticas públicas para um sistema educacional democrático e de qualidade”, afirma a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Elza Marina Moretto.

A partir de agora a equipe técnica irá se reunir para organizar o Documento Final com as propostas aprovadas durante a Conae Estadual. O material deve estar pronto até novembro.

fonte: Secom/SC

Manchete

A partir de agora a equipe técnica irá se reunir para organizar o Documento Final com as propostas aprovadas durante a Conae Estadual. O material deve estar pronto até novembro


Postado

16.setembro | 2013


Tags

Conae


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb