Opiniões

Ataques ao Inpe

Nilton Branco

30.julho | 2019

Colegas, temos lido e visto, nos últimos dias, manifestações de figuras públicas do Governo Federal, com ataques ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ao diretor deste órgão, Dr. Ricardo Galvão.

O INPE é um patrimônio da Nação, tendo contribuído por décadas, e sob governos de diferente matizes políticas, com trabalhos relevantes ao país. Tem um corpo técnico de excelência, com prestígio nacional e internacional. Vejo com preocupação que personagens que deveriam valorizar este histórico e defender a instituição vêm, ao contrário do que se espera, realizando constantes ataques à independência e competência do INPE e à honra de seu diretor, sempre revelando interesses políticos ou ideológicos.

O Dr. Ricardo Galvão tem um histórico de décadas de excelente serviço prestado à ciência brasileira, com centenas de artigos publicados em revistas científicas de gabarito e várias dezenas de profissionais formados sob sua supervisão, o que pode ser facilmente atestado em seu currículo no CNPq.

É importante ressaltar que o método científico precisa de dados confiáveis e a contestação e a discussão sobre estes dados, sobre a metodologia de sua obtenção e a argumentação usada em sua interpretação são inerentes a esta atividade. Esta não só depende da crítica e da discussão livre como as incentiva. Entretanto,  o que vemos atualmente é a contestação ideológica ou política da atuação do órgão e da publicação dos dados sobre desmatamento. Este é um ataque não só ao INPE como à ciência de qualidade feita no país, colocando-a em posição de subserviência a interesses políticos de ocasião.

O que se espera dos representantes de todos os cidadãos brasileiro é que valorizem e defendam o patrimônio da Nação e não que   coloquem em dúvida a integridade de quem contribuiu e contribui de forma competente para a ciência brasileira. Quando assim o fazem, trazem claro prejuízo ao desenvolvimento e à soberania nacionais.

Professor do Departamento de Física 

O princípio que rege a publicação de artigos nesta seção Opiniões é o da plena liberdade de expressão dos professores, de forma a garantir um canal que expresse a pluralidade ideológica dos filiados à Apufsc-Sindical. Fica claro que as opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e que a entidade e sua diretoria não se responsabilizam pelo conteúdo. Eventuais consequências decorrentes da violação da lei ou da imagem de pessoas citadas nos textos, bem como casos de calúnia, difamação ou injúria, serão assumidas exclusivamente pelos autores que os subscreveram.

Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb